1) Identifique na entrevista expressões que permitam concluir que o autor defende a lei de ouro do trabalho escolar.As expressões que o autor utiliza são: “Uma das coisas fundamentais que um aluno deve ter é método, ou seja, ter uma agenda de trabalho organizada, quase que profissional”. 2) “Não há uma “regra de ouro” para se ser bom aluno: tudo depende das características de cada um”.Justifique a inexistência da referida “regra de ouro”, observando que o próprio conceito de "bom aluno" difere nas expectativas dos diferentes estratos sociais.O autor refere que não existe uma “regra de ouro” para se ser um bom aluno. O bom aluno depende as vezes dos diferentes estratos sociais3) O lazer e o trabalho utilizam hoje as mesmas ferramentas. O autor entende que “talvez seja mais positivo tentar aproveitá-las como elementos de estudo”.3.1) Justifique as dúvidas do autor.O autor confia mais no material escrito do que nestas novas ferramentas de estudo.As vezes tem que utilizar as novas tecnologias como elementos de estudo.3.2) Defenda a utilização educativa das referidas ferramentas.As novas ferramentas são uma possibilidade de explorar o mundo ao nosso redor sem poder sair da nossa própria casa ou trabalho.Com este conceito para estudo podemos ter mais acesso a informação com maior rapidez. 4) O que consideramos importante depende em grande parte das nossas representações, designadamente (1) das concepções dominantes, (2) do senso comum, e (3) da experiência pessoal.4.1. Identifique as áreas de política educativa consideradas importantes pelo autor. O papel do estado deve apostar nas novas tecnologias; Turmas com menos alunos; Aposta no Desporto.4.2) Classifique as áreas indicadas pelo autor utilizando as categorias apresentadas no ponto 4.Novas tecnologias – Ideia de que a utilização das novas tecnologias irá melhorar o ensino,Turmas com menos alunos – Ideia de que turmas com menos alunos os professores tem mais tempo para despender com os alunos (senso comum)Desporto – deriva da sua experiência pessoal. 5) “Há uma maioria preguiçosa entre o universo estudantil nacional”.5.1. Justifique o ponto de vista do autor.O autor fala que cada vez mais há mais preguiça no universo estudantil porque existe discriminação por quem estuda, faz com quem os alunos não sejam melhores para não serem discriminados por parte dos seus colegas.5.2. Atendendo a que os estudos superiores deixaram de garantir emprego, compare a motivação instrumental do ensino na geração do autor com a da geração do seu filho.O autor diz que quando acabou os estudos tinha mais hipóteses de ter emprego.Agora neste momento o filho quando acabar a licenciatura poderá não garantir emprego. Esta situação cria uma desmotivação para estudar, já que não garante trabalho.5.3) Mostre que estudar por prazer intelectual conduz a objectivos mais ambiciosos do que a procura do ensino por motivos instrumentais.Uma pessoa que goste de estudar não tem limites.Tem mais hipóteses no mundo do trabalho,a maior partes das vezes consegue os seus objectivos.6) “Há que encarar o resto da vida com alegria...”6.1. Justifique a atitude que muitos alunos que se fingem “preguiçosos” simplesmente para se subtraírem ao arbítrio dos julgamentos professorais, e afirmarem a sua vida para além da escola.Os alunos a serem discriminados pelos próprios colegas, muitos alunos preferem fingirem-se de “preguiçosos” do que serem gozados pelos colegas
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Ser bom aluno, bora lá? – Representações Sociais
0) Aponta alguma das representações sociais utilizadas na anedota. Justifica a sua utilidade no diálogo quotidiano.Os alemães são bons mecânicos – na generalidade sabemos que os alemães são bons mecânicos.Os franceses são bons cozinheiros – na generalidade sabemos que os franceses são bons cozinheiros.Temos necessidade de comunicar uns com os outros, estas banalidades são tão utilizadas que começam a ser dotadas como algo adquirido, sendo que as tomemos por realidade.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário